sábado, 14 de agosto de 2010

Biografia

Nasce Marshall Bruce Mathers III em 17 de outubro de 1972. Eminem relata que quando pequeno, estava sempre a ser agredido por sua mãe, que supostamente era dependente de drogas, a canção "Cleanin' Out My Closet" é um referência a isso e a quanto Eminem a odiava. Um dia, D'Angelo Baily jogou uma bola de neve com algo pesado no meio que atingiu a cabeça de Eminem. Teve uma hemorragia cerebral e ficou dez dias em coma. Ele até fez uma canção sobre isso, "Brain Damage".



A carreira de Eminem começou em 1983, quando o seu tio, Ronnie, que tinha a mesma idade que ele, deu-lhe um cópia de uma fita de Ice T, Reckless. Foi a partir daí que Eminem percebeu que queria ser rapper. Com dezessete anos, largou a escola e conheceu Proof, e os dois participavam de concursos de rap que eram realizados no Hip Hop Shop, em Detroit. "Assim que eu pegava no microfone ouvia vaias. Mas, depois que as pessoas ouviam minhas músicas, o pessoal ficava quieto", lembra Eminem sobre aquela época.

Em 1990, levou um tiro de uma gangue de seu bairro, mas não aconteceu nada de grave. Três anos depois, morre seu tio Ronnie, que havia cometido suicídio, com um tiro na cabeça. Algum tempo depois, juntou-se com Proof e outros quatro rappers, e formaram o grupo D12 (Dirty Dozen). No ano de 1996, ele lança o seu primeiro álbum, Infinite, o qual vende quase mil cópias. Como declarado pelo próprio, foi uma experiência para ver se a sua carreira decolaria, e foi como uma demo.

Um ano depois, participa do Scribble Jam e fica em segundo lugar, perdendo para o rapper Juice, fato que voltou a ocorrer no Rap Olympics de Los Angeles. Mesmo não vencendo, o produtor Dr. Dre interessou-se pelo rapper, sendo que Eminem então assina um contrato na gravadora de Dre, Aftermath.

Em 1998, Eminem lança The Slim Shady EP que foi como um demo antes do seu primeiro álbum comercial. De seguida começa a fazer The Slim Shady LP, o seu primeiro álbum numa grande gravadora. O primeiro single desse disco foi "Just Don't Give a Fuck". Este último teve grande sucesso, tendo sido lançado no dia 23 de fevereiro de 1999 nos Estados Unidos, sendo que o álbum ficou em terceiro lugar na Billboard por várias semanas. Em setembro, a mãe de Eminem lança um processo de 10 milhões de doláres contra ele por difamação pelo fato de sempre acusá-la de agredi-lo e abandoná-lo quando criança por ser dependente de drogas.

O seu segundo álbum, The Marshall Mathers LP é lançado no dia 23 de maio de 2000 nos Estados Unidos. Mesmo com a carreira solo, ele continua a integrar o grupo D12, e lança em 2001 o álbum Devil's Night. Dia 18 de outubro do mesmo ano começaram as filmagens para o primeiro filme do rapper, chamado 8 Mile.

Eminem continuava a fazer sucesso rapidamente pelos Estados Unidos, sendo que no dia 26 de maio de 2002 saiu o seu mais esperado álbum, The Eminem Show. O álbum sairia em 4 de junho, mas foi antecipado pois o mesmo vazou na internet, meses antes do lançamento oficial.

A carreira do artista chega ao auge em 2003, quando ele ganha quatro troféus no AMA, lança a sua grife de roupa Shady Limited, ganha dois Grammy, dois prêmios no Brit Awards, Oscar de melhor canção, prêmio de melhor ator e melhor ator revelação em 8 Mile no MTV Movie Awards 2003. Também participou da trilha sonora do documentário Tupac: Resurrection, feito em homenagem à Tupac Shakur. No ano seguinte, sai outro álbum do D12, D12 World. Eminem envolve-se em nova polêmica no mesmo ano quando moveu um processo contra a Apple, por usar ilegalmente a música "Lose Yourself" em sua propaganda veiculada na Europa.


O grupo D12 apresentou-se no Movie Awards 2004 e Eminem mostrou a sua bunda no evento, a qual teve a cena censurada e levantou nova polémica. Eminem, Interscope e Sirius, lançam uma rádio de hip hop sem censuras, no dia 28 de outubro, chamada Shade 45. No dia 12 de novembro, é lançado o quarto álbum solo do cantor, Encore, que teve o seu lançamento novamente antecipado devido a pirataria na internet. No dia 6 de dezembro de 2005, lançou o álbum Curtain Call: The Hits, que contém alguns dos grandes sucessos de sua carreira, como as canções "Stan" (com Elton John) e "Stan" (com Dido). Mas o sucesso ficou por conta de "Thank You", onde a mesma foi sampleada por Eminem, que mais tarde veio a se tornar um sucesso em todo o planeta.

No ano seguinte, foi lançado oficialmente nos Estados Unidos o novo álbum da Shady Records, Eminem Presents the Re-Up, produzido pelo Eminem. O álbum traz músicas de Obie Trice, Bizarre, Kuniva, Proof, Swifty, Eminem, Kon Artis, Stat Quo e os novos membros da gravadora, Bobby Creekwater e Ca$his. O álbum era para ter sido uma mixtape sendo lançada com edições limitadas, mas Eminem gostou tanto do projeto que decidiu expandir e torná-la um álbum oficial. Em 2009, foi anunciada a data de lançamento do sexto álbum de estúdio do cantor, intitulado Relapse, que aconteceu no dia 15 de maio, sendo que o primeiro single foi lançado em 7 de abril do mesmo ano. O álbum contém vários temas, entre eles "Crack a Bottle", "3AM", "Old Times Sake" e também "We Made You" como temas principais. Ganhou o prêmio de "Melhor Videoclipe de Hip Hop" por "We Made You" no MTV Video Music Awards 2009 em Nova York.

No final do ano, a revista Billboard premiou o rapper como o Artista da Década por ter todos seus álbuns estreando em primeiro lugar nas paradas e por ter vendido uma quantidade significativa dos seus álbuns, superando a marca de 80 milhões no mundo. No Grammy de 2010, Eminem concorria em três categorias: "melhor canção de hip hop", com "Beautiful", "melhor álbum de hip hop", com Relapse, e "melhor canção em conjunto", com "Crack a Bottle" (feat. Dr. Dre e 50 Cent) tendo vencido as duas últimas. Também fez uma apresentação ao lado de Drake e Lil Wayne.
Em maio de 2010, Eminem lança por meio de sua rádio Shade 45 o primeiro single do seu novo álbum Recovery, "Not Afraid", que em sua primeira semana alcançou o topo da principal parada musical dos Estados Unidos, o Billboard hot 100, caindo para a 4ª posição nas semanas seguintes. O sétimo álbum de estúdio do rapper chegou ás lojas em 18 de junho de 2010 na Europa, e 22 de junho nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário